Ciências da Saúde

Contemporary choreography
Bases

Ultimas formações
2007 - 2011     Doutor(a), Universidade Estadual de Campinas
Laboratório
http://www.julianamoraes.art.br/
Atividades de Pesquisa

She investigates new approaches to choreography, beyond the boundaries of dance. Choreography is thus understood as complex webs of connecting tissues linking actions, sounds, texts and images in sophisticated performatic pieces. She usually collaborates with artists from different fields, such as contemporary dance, music, theater and literature, developing works that defy traditional categories of art. She has a long career as a solo artist, performing her own creations as well as many years of experience directing and choreographing others. Most recently, her interest has also been focused on finding choreographic tools to deal with states of perception based on derangements of psychomotor structures.


Palavras-chave
deranged psychomotor structures, contemporary art, performance art, contemporary dance, choreography
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Professora do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Artes e Bacharel em Dança pela UNICAMP. Possui especialização e mestrado pelo Trinity Laban Conservatoire for Movement and Dance, Londres, revalidado pela ECA-USP. Possui pós-graduação latu sensu em Processos Criativos em Modelagem pelo SENAC-SP. Foi professora de performance no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo durante 13 anos. Trabalhou por dez anos, nos meses de janeiro, como professora convidada da Accademia Teatro Dimitri, em Verscio, na Suíça italiana. Conhece em profundidade o Sistema Laban. Estudou balé clássico, com enfoque somático, com a professora Zélia Monteiro, em São Paulo, durante 15 anos. Ganhou prêmios importantes como o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), a Bolsa Vitae de Artes, o Rumos Itaú de Obras Coreográficas o Cultura Inglesa Festival. Fundou a Companhia Perdida e a dirigiu por 6 anos, até sua dissolução. É autora do livro Dança, Frente e Verso, pela editora nVersos. Frequentemente se engaja em projetos colaborativos com músicos, atores e performers, criando espetáculos, site specifics, instalações coreográficas, improvisações cênicas e performances. Responsável pelo Núcleo de Práticas Experimentais em Coreografia (NPEC), ligado ao Departamento de Artes Corporais da UNICAMP.
Idiomas
Inglês Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem
Citações por Ano
Apoio FAPESP em números

1 1 1 3
Auxílios à pesquisa concluídos Bolsas no país em andamento Bolsas no país concluídas Todos os Auxílios e Bolsas